quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aceleração

O corpo humano é capaz de aguentar uma grande variedade de movimentos. Em especial, nosso corpo é bem sensível a mudanças de velocidade, ou seja, à aceleração. Em geral, quando a aceleração dura menos do que 0,2 segundos, ela é chamada de impacto. O que comumente chamamos de aceleração dura mais do que 0,2 segundos, e é capaz de fazer com que os fluidos corporais de movam e orgãos mudem de lugar. Em geral, os efeitos observados são os seguintes:

* Aumento dos batimentos cardíacos;
*Perda de visão;
*Tonturas;
*Convulsões;
*Amnésia;
*Disritmias;
*Cardiomiopatias;

E ainda problemas nas costas, pescoço e braços.

Alguns fatores podem ser responsáveis pela diminuição da tolerância que o corpo tem em relação à aceleração, entre eles destacamos:

*calor;
*hiperventilação;
*hipóxia;
*álcool;
*hipoglicemia;
*infecções;
*idade

Crianças são mais sensíveis aos efeitos da aceleração do que adultos, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

8 comentários:

  1. Alexandre, seja bem vindo ao mundo dos blogueiros.
    Parabéns pelo blog de ótimo gosto e muito bem estruturado.
    Com certeza participarei dele, na medida do possível, e repassarei para meus alunos.
    Sucesso nesta empreitada.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. (Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento)
    bom essa frase de newton é muito boa , mostra q as descobertas dele n forao graças a sua inteligencia sobrenatural mas tambem a sua disciplina com os estudos e tambem mostra q devemos faser o mesmo.
    o cara era bom demais , alem de cientista tambem era poeta. realmente o cara era fora de serie (era fisico,matematico,astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo sua principal obra foi publicada em 1687-Philosophiae Naturalis Principia Mathematica)PARABENS PELO BLOG !! ABÇ

    ResponderExcluir
  3. Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes
    Éssa tambe é muito boa . mostra q ele nao era ganancioso e assumia q sozinho n conseguiria muita coisa (bom pelomenos foi o q eu entendi)(VICTOR 2007! UM ABÇ ALEXANDRE O GRANDE)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. * "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito." Essa frase explicaria o porque de tantas pessoas agirem como se fossem "reis" e mudariam pra agir pelo menos uma vez pensando nos outros... A gravidade é intensa e aos nossos olhos e estudos um "limite" todos os físicos conseguiriam explicar os planetas, mas pare e pense: "quem é que governa os planetas?" a força, inércia, a aceleração? Ou um fenômeno inexplicável que chamamos de "Deus"?
    * "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." ou seja, não sabemos de nada ainda! Somos eternamente aprendizes; (Maria Inês - 2002)

    ResponderExcluir
  6. "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
    Eu achei essa muito boa, por que fala que pra toda descobertas valiosas nao tem que ter talento nenhum basta ter paciência que tudo tem sua hora, seu lugar e sempre vai acabar tudo bem.

    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    É.. mundo maior... E as vezes há tanto por falar, e tanto à pensar que o silêncio torna-se sinônimo de apatia e falta de opinião...
    Tempo curto... Tempo longo... Pontos de vistas!!!
    (Ludmila 2004)

    ResponderExcluir
  7. "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
    Olá professor tudo bem ? rs
    Essa frase do Isaac Newton quer dizer que o ser humano hoje ignora aquilo que é o mais importa, o que á mais válido pra dar importância o que é de menos valor em nossas vidas, pode até ser importante mas não quanto do qual nós ignoramos. Sabemos pouco e achamos que sabemos tudo, o que deviariamos saber é igorado por isso não sabemos nada, por isso sabemos só da gota.
    Teriamos que pararmos de pensar e ignorar aquilo que pensamos não ser uteis e começar a não ignorar o que válidos para nós. Não somo ninguém para ignorarmos alguma coisa, não somos Deus, só ele pode ignorar e só ele sabe de tudo!

    ResponderExcluir
  8. Izabella Nogueira Turma: 2004
    "Se eu fosse esperar que as pessoas fizessem minhas ferramentas e tudo o mais para mim, eu nunca teria feito nada."
    Que você nõ pode contar com ninguem pra fazer o que você quer, fazer de melhor pra sua vida. Porque se você não fazer por si proprio ninguem vai fazer por você.
    "Se fui capaz de ver mais longe,é porque me apoiei em ombros de gigantes."
    Diz que fui capaz de alcançar coisas maiores pois tinha uma pessoa que me amava ao meu lado

    ResponderExcluir