quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Pensamento de Newton em Frases

Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
  • "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
  • "Eu não sei como eu posso parecer ao mundo, mas para mim, eu pareço ser apenas como uma criança brincando na beira do mar, divertindo-me e encontrando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o ordinário, enquanto o grande oceano da verdade permanece todo indescoberto diante de mim."
  • "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."
  • "Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."
  • "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."
  • "A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."
  • "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."
  • "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
  • "A Filosofia é uma Dama tão impertinente e trapaceira que se envolver em processo significa a mesma coisa que ter qualquer tipo de negócio com ela."
  • "Construímos muros demais e pontes de menos."
  •  

116 comentários:

  1. Lorena de Carvalho Barradas. Turma:20039 de setembro de 2010 18:15

    A grande maioria dos obstáculos são construidos por nois mesmos. Os seres humanos criam barreiras que, como muros, são difíceis de ultrapassar.
    A vida seria mais fácil se preferissímos contruir pontes em nossos relacionamentos. Tentando nos colocar no lugar do outro, sendo mais maleáveis, dialogando mais e respeitando as diferentes formas de pensar. Temos uma postura muito mais péssimista que otimista.
    Temos que derrubar os muros, as barreiras, os empecilhos que nos impedem de nos aproximar das pessoas.
    Devemos nos desarmar e contruir pontes, que na maioria das vezes não é preciso nem ferragens, nem concretos, basta apenas esticar o braço e estender a mão.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sara Macedo. Turma 2006

    Frase:"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Nóis seres humanos temos o habito de achar que sabemos tudo,ou uma boa parte de tudo,na verdade existem inumeras coisas que sabemos, mais mesmo sabendo queremos ignorar pois é a melhor forma de lidar com a situaçao.
    Tudo se torna mais facil quando voce passa a deixar de lado a gota e enxergar bem mais o oceano,mesmo sabendo que sem a gota o oceano nao sera do mesmo tamanho.
    Devemos parar de enxergar só o nosso "mundinho" e passar a ver o mundo que estamos vivendo,com todas as dificuldades e horrores,ai sim a vida vai se tornar mais interessante para todos,claro que sem deixar de ser otimistas,pois o mundo ainda pode se tornar melhor,é só fazermos a nossa parte.

    ResponderExcluir
  4. Thaís Lima Turma: 2003

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Cientista inglês, físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional. Estudos, curiosidades,inteligência, Newton não seguia o patrão de um pensamento, estudava-o e formava a sua própria ideia. Descobrir por exemplo, os segredos da natureza corpuscular da luz ou até a lei da gravidade universal, requer décadas de estudos e erros, a procura de uma solução, uma resposta racional. Newton era persistente, e convicto do que queria. Para complementar essa frase que escolhi, e para compreende-la melhor, está aqui outra frase de Newton: " Eu mantenho o tema dos meus estudos sempre diante de mim, e espero até o amanhecer iniciar gradualmente, pouco a pouco, numa luz clara e completa". Está mais que claro que para ter tido sucesso, Newton teve de ter paciência.

    ResponderExcluir
  5. "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Laryssa Paixão- turma 2007

    Com muita paciencia, estudo, revendo conceitos, refazendo, podemos chegar em um bom resultado, melhor até do que esperamos, mas para isso precisamos ter um objetivo e força de vontade para conseguir sucesso. Grandes estudiosos como Newton, que dedicaram sua vida inteira a ciencia e aos estudos, fizeram grandes descobertas que até hoje são importantes. A inteligencia, paciencia, força de vontade são fatores fundamentais para realização de grandes descobertas.

    ResponderExcluir
  6. Natália Tardin Turma: 200713 de setembro de 2010 16:57

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."


    O movimento dos corpos celestiais são explicados pela força da gravidade, e são repetidos de tempo em tempo.
    A loucura das pessoas é imprevisível, foge ao racional. A mente humana não segue a nenhum ritimo, impossível prever o que está nela e como será usada. Por isso nos deparamos com muitas situações com as quais não entendemos e nos surpreendemos de tanta loucura, com a variação de pensamentos.
    A mente humana é uma caixinha de surpresas.

    ResponderExcluir
  7. Kayo Moreira Thurler - TURMA : 200313 de setembro de 2010 18:58

    "Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."

    Entende-se que Platão e Aristóteles são seus amigos,pois graças as descobertas de ambos pode se basear para criar suas leis - As Leis de Newton - que são : Lei I:(Inércia),Lei II:(Quantidade de Movimento) e Lei III:(Ação e Reação).Porém seu melhor amigo é a verdade,pois nela é que está tudo,tudo existe na verdade,nada é invenção.O que nos faz pensar,sobre qual verdade Newton falava ? Na verdade em que ele acreditava ? Na que eu acredito ? Na que vc acredita ? Ou todas são as mesmas verdades ??Para concluir,as frases de Newton são de nivéis bastante altos e que muito se pode extrair delas,mas é muito difícil extrair bastante.

    ResponderExcluir
  8. Gessica Hottz Da Silva Turma:2003

    "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    A vida sempre foi feita de escolha do que queremos, procuramos, lutamos e alcançamos, sem ousar não encontraremos nada pois continuaremos na parados na mesma, muitos que temeram o que poderiam encontrar não prosseguiram outros que preferiram em vez de esperar por algo lutaram e ousaram e descobriram um mundo novo. Descobertas foram feitas por pessoas que não temiam o futuro, nem mesmo o que o presente poderia lhe trazer de tão grave, hoje, a vida que temos e o que realmente sabemos que na verdade não é nada, é graça a coragem, ousadia, inteligencia e muita conquista...
    Temos que continuar em busca de algo novo com palpites que muitas vezes assustam, mais que serão fundamentais para o crescimento da humanidade.

    ResponderExcluir
  9. Tamiris Vellozo 200314 de setembro de 2010 15:01

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"
    O ser humano ainda sabe muito pouco sobre todo o universo, grande descobertas foram feitas ao longo de todos esses anos e muitas outras ainda vão ser feitas. Acredito que como Newton as descobertas feitas pelo ser humano ainda é uma pequena parte de tudo que ainda existe para ser descoberto e que mesmo que esse universo exista por milhões de anos ele vai ser sempre um grande mistério que só Deus conhece tudo e todos.
    O saber nunca é demais,e nunca poderemos dizer que sabemos tudo, apesar de todos os dias estarmos aprendendo algo novo.
    Muitas vezes o que aprendemos sobre algo não é verdadeiramente o certo, e sempre ignoramos algo.
    Mas uma coisa sabemos o universo é uma grande "caixinha de surpresas".

    ResponderExcluir
  10. Mariana Freitas - Turma: 2003
    Frase:"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    Newton fez uma observação muito interessante que concordo plenamente.Se não fizermos algum dia na vida um palpite ousado que para as outras pessoas possa parecer louco, nunca vamos descobrir o melhor da vida ou até mesmo pessoas e lugares diferentes ou como Newton, inventar teorias e ajudar na evolução do pensamento humano em relação ao mundo em que vivemos.Isso mostra que as pessoas precisam se abrir mais para coisas ou pessoas novas, porque coisas antigas não fazem a evolução do homem, se não estaríamos morando ainda em cavernas e grunhindo ao invés de falar,etc.o mundo seria bem mais interessante se todos se abrissem ao novo e talvez mais evoluído.

    ResponderExcluir
  11. Jhenifer Cardoso - 2003
    Frase: "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Acho que a palavra que mais define o ser humano é acomodação. As pessoas podem estar achando tudo um cúmulo tremendo que, na maioria das vezes, não fazem nada pra mudar isso. Problemas, todo mundo tem. Pode ser uma unha quebrada ou notas ruins, situação financeira ou política, cada problema tem uma certa intensidade para cada problemático. Mas o que fazer? Cortar todas as suas unhas e esperar dois anos até que elas cresçam novamente ou colar postiças apenas nas quebradas e continuar tendo o trabalho de fazê-las? A comparação pode parecer inútil, mas se todos ficarem apenas ‘esperando as unhas crescerem’ não terão forças para continuar vivendo. Problemas são feitos para serem resolvidos, por maior que seja a dificuldade. Resolvê-los ou não é que define a força de vontade de cada um.

    ResponderExcluir
  12. Rayanna Gravino / Turma:200314 de setembro de 2010 21:42

    Frase: " O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano "

    Nós seres humanos achamos que sabemos tudo,que temos sempre a razão e assim estamos sempre certos, pois na verdade se pararmos para ver, veremos que não sabemos de nada da vida e que o que sabemos não chega nem perto de 1% do que existe ,e que esta ai para aprendermos e descobrirmos ,mais as vezes por acharmos que já sabemos muito ,não nos damos a oportunidade de conhecer e aprender, assim ficamos sempre com um conhecimento muito abaixo do que deveriamos e podemos ter .Que não importa o que sabemos sempre temos condições de aprender e conhecermos muito mais,se pararmos de ignorar as coisas e respostas que estão tão perto de nós.
    Por causa da nossa arrogância de acharmos que sabemos muito e que no fundo não sabemos nada .
    Hoje em dia temos que enxergar não só a gota e sim o oceano, muitas coisas acontecem diante do nossos olhos e a gente acaba ignorando fechando os olhos pra realidade,como se adiantase alguma coisa e ignorar resolvese a situação .
    Vamos acordar ,pensar em soluções,seguir da melhor forma possivel ,mesmo com os problemas e todas as dificuldades que todos nós temos .

    ResponderExcluir
  13. Bianca Rosa - Turma 2003

    Frase: "Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade"

    Se formos parar para analisar, Newton, nunca foi realmente amigo de Aristoteles nem de Platão, pelo simples fato deles terem vivido e morrido muito antes de Newton começar a espalhar seus conhecimentos ao mundo, naverdade, ele era ‘amigo’ das ideias desses dois pensadores. Podemos ser conhecedores de muitas ideias, que foram implantadas por grandes nomes do passado e são colocadas a partir dos estudos feitos pelo criador da mesma, ideias que Newton descreve como verdade. Afinal, o que é a verdade? O Aurélio, dicionario de lingua portuguesa nos diz que a verdade é ‘exatidão, autenticidade’ e ainda ‘O que é certo, verdadeiro’ . Ou seja, uma coisa só pode realmente ser considerada verdade se for uma coisa concreta, que não possa ser mudada. Portanto, Newton com sua mente visionaria cre que possam ter existido grandes descobertas, que por um infortunio, talvez, não podem ser provadas, tornando-as inconfiaveis, por isso, cria suas proprias ideias baseadas nos seus estudos, que podem vir a se tornar verdades um dia, mas que assim como a dos antigos filosofos, ainda são consideradas propenças ao erro e a desconfiança.

    ResponderExcluir
  14. "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Sempre devemos ter muita paciencia e empenho em tudo o que fazemos pois combinada com outros talentos, podemos alcançar qualquer coisa que um dia cogitamos ser dificil de conquistar, e também nos levará pelo melhor caminho, contrario ao da impaciencia, que muitas vezes nos leva a imperfeição.
    E isaac newtom não teriam mudado o modo de como vemos o mundo da fisica se não tivesse essa virtude, que muita gente não tem.

    ResponderExcluir
  15. Ana Carolina Klein n°03 -> turma:2007

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Esta frase reflete como a humildade é o maior dos valores da humanidade.Se sempre que aprendemos mais estamos cada vez mais distantes de adquirir todo conhecimento que buscamos,uma vez que o próprio conhecimento aumenta a cada dia,pois descobrimos que há muito mais a se descobrir.
    E esta é essencialmente a grande beleza da vida.Quando pensamos que já vimos todas as desgraças do mundo,certo dia acordamos e percebemos que ainda há uma infinidade de desgraças que desconhecemos.Houve uma época em que os maiores problemas eram pagar impostos ao rei e colher nossa alimentação, hoje em dia acordamos e vemos crianças fazendo malabarismos em frente a farois de trânsito, guerras civis eclodindo em toda parte, doenças, fome.
    Realmente, parece que o que sabemos é apenas uma gota, há sempre uma infidade de coisas piores que podem acontecer em nossas vidas e sempre uma infinidade de soluções que podemos criar, não para secarmos o Oceano, mas para termos uma gotinha a mais de sabedoria em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  16. Lísia Gonçalves - turma:2006

    Frase: "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Nessa frase Newton diz que por mais difícil que seja calcular o movimento dos corpos celestiais eles e outros cientistas conseguem chegar a alguma conclusão sobre o assunto. Mas se tratando de analisar nós seres humanos e o que passa em nossas mentes, mesmo hoje tendo um vasto conhecimento sobre muitas coisas e facilidades para se chegar a qualquer resposta que queremos saber, ainda não conseguimos chegar a nenhuma conclusão quando se trata das loucuras que das pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Pauline Santos Araújo - Turma: 2003

    Frase: "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."


    O maior sábio é aquele que reconhece que nada sabe. Quando mais aprendemos, mais temos a aprender. Estamos em constante aprendizado, construíndo a cada instante nossa rede de saberes.
    O que sabemos ainda é mínimo diante do universo a ser desvendado.
    Reconhecer nossas limitações favorece a constante busca de conhecimento, a troca de experiências e a revisão dos nossos conceitos.
    Aquele que pensa que sabe tudo, na verdade, nada sabe. Ainda há muito a ser descoberto, muito a ser desvendado.Tudo muda a todo instante.
    Como cantava Raul Seixas:
    "... do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo."

    ResponderExcluir
  18. Rosemberg Mello Junior Turma 2006

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."


    Temos que leva a vida simples , uma coisa de cada vez pra busca seu objetivo correto e nunca
    falha nas suas tentativas e oportunidades.
    Isso vai lhe dar bons frutos no futuro que te reserva ,então se não soube Nada ,releve começe do ponto 1.

    Tudo na vida e feito por criterios niguem e melhor que niguem .

    ResponderExcluir
  19. Paula gonçalves, turma 2006
    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    O ser humano tem a mania de ver dificuldade em tudo que faz,seja nas mínimas coisas que acontecem no nosso dia a dia , e acabamos criando obstáculos que não existem e as coisas se tornam cada vez mais díficeis pra gente, porque nós mesmos criamos obstáculos em vez de criar estratégias que possam nos ajudar. Mas a vida é feita de escolhas basta a gente decidir se vai crias pontes (estratégias) ou muros ( obstáculos) cada um faz o que convém achar melhor !

    ResponderExcluir
  20. Turma 2006
    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nessa frase, Newton quis criticar as barreiras que as pessoas impõe. Seja em qualquer situação, infelizmente existem pessoas que tem uma mente muito pequena e impede o recebimento de novas informações. Isso gera o que denominamos de pré-conceito, uma opinião equivocada que damos antes de conhecer o real. Elas acham que o que sabem já é o bastante, enquanto temos o mundo a fora pra ser expolorado. Infelizmente, há mais de 3 séculos, Newton já dizia que assim era a sociedade, enão vai ser agora que irá mudar. Porém se cada um fizer a sua parte podemos juntos quebrar todos os muros, barreiras e preconceitos e se unir pra uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  21. Marina Tulher de Oliveira
    Turma 2006


    "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."

    É claro que através de muitos estudos conseguimos conclusões.
    Mais nós seres humanos achamos que sabemos de tudo, que podemos fazer tudo.
    Mais ai é que tá nós se enganamos, pois somente Deus sabe.
    Deus é a resposta para todas as perguntas, somente ele pode nos dizer o certo de como tudo se governa.

    ResponderExcluir
  22. Ana Carolina Heckert nº02 - turma: 2007

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Muros altos as vezes nos impedem de ver o outro lado da vida e ficamos na escuridão. Construir muros, todos constróem. Destruí-los, poucos farão.Na maioria das vezes preferimos construir muros ao invés de construirmos pontes e acabamos assim nos privando de muitas coisas, acho que ao invés de botarmos pedras no caminho devemos tira-las para que daqui pra frente possamos prosseguir melhor ao invés de regredimos.Esqueça muros , construam pontes acredito que assim a vida será bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  23. Nome:Chayenne. turma:2007 "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    Estudar as Leis de Newton esta sendo bem interresante para mim, pelo que observei na frase
    Newton tinha um temperamento tranqüilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.

    Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir.

    ResponderExcluir
  24. Jessyka Asth
    Turma: 2007

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nós seres humanos muita das vezes somos ignorantes e guardamos maguas, raivas das pessoas ! As vezes de pessoas que nem conheçemos direito, as vezes de pessoas que cresceram com a gente, tipo um amigo, um familiar e muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de magoas e mal entendidos.
    Temos que deixar isso de lado, ninguém é perfeito.Quanto mais pessoas ao redor tivermos, melhor vai ser.Não se deve guardar sentimentos ruins, qe fazem mal e sim guardar amor, paz e principalmente o respeito com as pessoas porque pode ser a ultima vez qe as vejamos.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Luiz carlos Hottz
    turma: 2006

    frase:"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Pois as pessoas tentão descobri muitas coisas de outros lugares e outros planetas mas não proucurão saber oque esta ao seu redor.
    A pessoa mais sabie no final acaba sabendo nada pois tudo que sabemos não e nada em relação ao que temos para descobrir.

    ResponderExcluir
  27. Gessica Cabral da Silva turma:2005

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nós humanos as vezes criamos barreiras e sem querer nos tornamos inalcançáveis, nos distanciando das pessoas que amamos pelo simples fato de não saber demonstrar o que realmente sentimos.As vezes pensamos que a melhor solução é ficar trancados e acabamos nos fechando para o mundo e sendo muitas vezes ignorantes com pessoas que querem nos ajudar, quando nós nos fechamos para as outras pessoas é o momento em que mais precisamos delas, então devemos nos unir e criar pontes para juntos fazer-mos novas descobertas.

    ResponderExcluir
  28. ADRIANO S. MACEDO
    TURMA:2007


    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."


    realmente além de ser super inteligente
    Newton também era muito paciente.A paciência
    que muitos não conseguem ter...Muitos se
    estressam facilmente ,por coisas minimas.
    Hoje em dia ,por exemplo existem professores
    que chegam na sala cheio de odio na mente
    e descontam tudo na gente.E claro que existem
    aqueles que são calmos como(sem puxação de saco)
    o Alexandre ,Ernani ,Coelho Dona Cleusa...Mais
    tem uns que gostam de serem inimigo dos alunos!
    Em fim eu acho que a paciência e um dom
    de Deus ,e que Newton era abençoado.
    Sem calma e paciência a pessoa não consegue
    nada!!!

    ResponderExcluir
  29. mayara da Silva Marchon nº:23
    turma: 2006
    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    Newton qiz disser que muitas vezes nos fechamos para o aprndizado.Em vez de abrirmos nossos horizontes nos fechamos para cada dificuldade que passamos em nossa vida...
    E ao invez de fazermos pontes construimos muros muitas fezes por medo de enfrentar a realidade.
    Se nos ao inves de contruirmos os muros construirsemos as pontes a vida de acada um de nos seria muito melhor nos iriamos a enfrentar as dificuldade sem ter medo de erra.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Lais M. P. Melo Turma: 2006

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    As pessoas sempre se contentam com o pouco, acham que tudo que elas sabem e o suficiente, porem tudo que sabemos e pouco pois so conhecemos uma gota de um imenso oceano.
    Devemos sempre a procura do conhecimento a cada dia mais.

    ResponderExcluir
  31. Nome: Carolina dos S. Bianchini
    Turma: 2005
    "A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta."

    Newton com essa bela frase nos passou uma mensagem bem objetiva. O universo com todo o seu tamanho e com toda a sua imensidão, só poderia ter sido criado por um ser ( Deus ) que sabe de tudo e melhor que isso,pode tudo. Um ser extremamente sábio e onipotente. O que por um lado dessa descoberta pode parecer óbvio, por outro podemos ver que é a maior e mais valiosa descoberta de um homem que contribuiu tanto para a nossa incrível física.

    ResponderExcluir
  32. Frase:"Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nos temos a pessima mania de olhar o que a por fora da pessoa e nao o que a por dentro, dizendo que a primeira imprenssao e a que fica.
    Mas fazendo esse tipo de analise ao inves de conquistarmos amigos acabamos conquistando inimigos e dificultando nossa vida diante da sociedade.

    Izabela Du Priest - Turma: 2006

    ResponderExcluir
  33. "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
    o que nos sabemos é uma gota comparado a imensidão de coisas que podemos aprender, ignoramos um mundo que é repleto de descobertas maravilhosas e muitas das vezes ignoramos essa riqueza de sabedoria que está a nossa frente embaixo de nossos olhos temos que valorizar e aproveitar esse oceano de sabedoria a nossa frente e não só ficar apenas na gota porque burro é aquele que acha que sabe tudo...

    sayonara jardim-turma:2005

    ResponderExcluir
  34. Natália Duarte-turma 2003
    O pensamento escolhido é "O que sabemos é uma gota,o que ignoramos é um oceano"

    Isso significa dizer que o conhecimento ao qual o homem tem acesso ou o conhecimento ao qual ele se interessa é muito pouco, quase nada ,tão pequeno quanto uma gota comparado a quantidade de assuntos por quais não temos nem ideia que existam,um ocenao de coisas, e que são tão necessários para uma ampla informação.Assuntos esses que devem ser desvendados,estudados,pesquisados,e utilizados por nós.Porém deixamos de lado ,ignoramos pois são coisas além do nosso entendimento e que na maioria das vezes por nós não vão ser utilizadas,o que não temos a mínima curiosidade de saber,nos tornando assim limitados para discutirmos sobre muitos assuntos.

    ResponderExcluir
  35. "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Com essa frase Newton quis dizer que pouco a pouco estamos nos isolandos uns dos outros e do mundo inconsiente ou consientemente atualmente vivemos em um mundo de diferenças sociais muito grandes o que faz a isolação de um determinado grupo social por se acharem ameaçados pela sociedade, a maneira de se defender é construindo muros fortes e altos, quando Newton usou a palvra muro ele não quis dizer de concreto, e sim da exclusão vivemos em um mundo de desiguladades onde pessoas todo dia priorizam somente o que você tem, assim nois achamos que estamos felizes porque estamos relativamente ''protegidos'', chegamos a ponto de concluir que o homem é ameaçado por ele mesmo. Para voltar a construir pontes o homem tem que rever conceitos colacados na sociedade só assim viveremos em um mundo civilizado.

    Mariana Mendes Soares n°:43 Turma:2005

    ResponderExcluir
  36. Danilo Oliveira Abrahão nº 35 turma: 2007

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Não é bem assim, todo ser humano tem sua vocação. A de Newton por exemplo foi os estudos dos astros, e fora as suas Leis inércia, toda ação tem uma reação e por ai vai. Suas descobertas podem ter sido sim por paciência mais sem duvida também pelo talento de diferenciar o certo do errado. Juntando a paciência, o talento e a inteligência Newton foi um dos pesquisadores mais influentes da física, sendo que isso ocorreu a muito tempo atrás e hoje no séc XXI ainda estudamos suas Leis. Parabéns Isac Newton.

    XD

    ResponderExcluir
  37. Alan Raphael - Turma: 2005


    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Este é um pensamento até que interessante já que a loucura humana é algo insubestimável e completamente insano.
    As pessoas podem "prever" o que irá acontecer utilizando-se da matemática, mas jamais "prever" o que as pessoas irão fazer, é algo incalculável. Newton praticamente afirma que você pode conhecer de tudo ou sobre tudo, mas não as pessoas.

    ResponderExcluir
  38. Riana Rodrigues - Turma: 2003 -19 de setembro de 2010 18:42

    " O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    O conhecimento é algo tão grandioso que nenhum de nós seres humanos poderíamos saber tudo sobre todas as coisas que existem nesse mundo. Às vezes achamos que sabemos tudo, mas na verdade não sabemos nada pois fechamos nossos olhos, viramos nossas costas e nos recusamos a aprender sobre coisas novas, simplesmente ignoramos. Precisamos mudar o conceito que temos da palavra aprender, ter conhecimento sobre diferentes assuntos e pessoas, pesquisar coisas novas e estar por dentro do que acontece no mundo nunca é demais. Temos que ter mais vontade de aprender, e fazer uso desse aprendizado para que nossa ignorância seja uma pequena ilha no meio deste enorme oceano.

    ResponderExcluir
  39. William Teixeira - Turma: 2003 - Nº: 38

    "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."


    Nós seres humanos, desde nossa existência procuramos de alguma forma a sobrevivência. Ao longo do tempo, fomos evoluindo, tanto em nossos pensamentos, quanto fisicamente, levando assim a busca pela descoberta de diversos elementos existentes em nosso planeta. Insatisfeitos, e curiosos, começamos a buscar a resposta de muitas outras coisas fora do planeta. E assim seguiu, e continua seguindo a humanidade, pesquisando, estudando e descobrindo. O homem tem o poder de dar nomes a qualquer coisa, por exemplo de uma montanha, e dar explicações científicas sobre a mesma, porém não saberá explicar quem a criou e como ela surgiu. E foi desta forma que Isaac Newton Pensou: "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito." Ou seja, temos muitas respostas, mas não todas, pois apenas quem sabe de tudo e todos e poderá responder todas as nossas perguntas é Deus.

    ResponderExcluir
  40. Thaís Ouverney Turma:2005

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    As pessoas constroem muitos muros e poucas pontes. Muros que nos impedem de crescer pessoalmente, de ser criativo e inovador. Vemos dificuldades em coisas simples, e criamos muros em cima disso, que nos impedem de achar uma solução, por mais simples que ela seja. Na maioria das vezes preferimos construir muros ao invés de construirmos pontes, por medo, ou por problemas graves e suas consequências, e acabamos assim deixando de viver um pouco e ser feliz. Ao invés de construirmos muros no nosso caminho, devemos tirá-los para que daqui pra frente possamos prosseguir melhor ao invés de regredimos. Ninguém pode construir no seu lugar as pontes que você precisará passar para atravessar o rio da vida.
    Ninguém exceto você, portanto, vamos construir mais pontes e menos muros para que possamos ser mais felizes!

    ResponderExcluir
  41. Nome: Bianca Portela
    Turma: 2005
    Frase: "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Com essa frase entendo que Newton abrange não só o conhecimento cientifico, mas também a vida. Que não faria muita diferença fazer todas as experiencias se o mais importante é o resultado delas. Portanto se nao tivermos paciencia para esperar o resultado da vida ou de alguma pesquisa cientifica nao adiantaria de nada. O talento por si só nao faz com que passemos daquilo que ja somos.Aprendemos que a vida nos traz grandes conhecimentos e descobertas, basta ter paciencia para que chegue a oportunidade de conhecer um pouco mais daquilo que ja obtemos.

    ResponderExcluir
  42. Jésica Monique- Turma:2005

    Frase:"Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."

    O ser humano pode ter vários amigos, pessoas que dão apoio, brincam, saem juntos e as vezes ate se deixa levar por algumas colegagens, mas a verdade é a amiga mais pura que podemos ter, pois ela nos mostra conceitos que nos faz pensar no certo e no errado, a verdade, sempre prevalecera, pois a mentira tem "perna" curta, e com certeza para ter um bom relacionamento com qualquer pessoa, seja amizade ou não, é sempre bom ser verdadeiro, pois assim você estará bem com "o mundo, com as pessoas e com si mesmo".

    ResponderExcluir
  43. Fabricio Mascouto Turma: 2004

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    é... nem estava sabendo desses comentários, menininha de ouro lá da 2007 que mi falo... haha

    Bem gostei dessa frase pelo simples fato de envolver o lado das ciências naturais e humanas.
    A física junto com as demais matérias exatas sempre me impressionou pela precisão e facilidade de conseguir interpretá-las, o que não ocorre com o ser humano, é impossível você entender a cabeça de um ser humano por completo, é algo que não pode ser reproduzido em laboratório, nem testado, cada pessoa pensa de uma maneira. Psiquiatras, psicólogos, tentam apenas ajudar as pessoas em consultas, mas jamais conseguirão por completo compreender seus pacientes.
    Bem, comparando com essa analise fica fácil de entender, o homem é o ser mais completo que Deus criou, impossível de ser entender, mas a criação divina!

    ResponderExcluir
  44. Natália Santos n°25 - Turma:2006

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."
    Ignoramos tantas coisas, tantos conhecimentos, nos limitamos a aprender somente o que achamos que npodemos descobrir muitas coisas, quando mais descobrirmos as coisas mais assuntos irão surgindo...os convem, quando na verdade temos um "oceano" de conheciimento a explorar.
    Conhecemos tão pouco sobre as coisas que estão ao nosso redor e muitas vezes pensamos ja saber de tudo, sendo que existe um imenso universo onde podemos descobrir e aprender muitas coisas que ainda não paramos pra ver.

    ResponderExcluir
  45. Nome: Kely Cristina Martins
    Turma: 2007

    -> "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Às vezes na vida, nós contruimos muros ao invés de pontes! Esses muros são construidos por medo de enfrentar a realidade, pelo simples fato de termos dificuldades para resolver os problemas do nosso dia-a-dia, sempre vemos as coisas pelo lado negativo ao qual nos impede de ver o outro lado da vida. Pois ninguém pode construir em teu lugar as pontes ao qual você precisa passar, para atravessar o rio da vida. Então devemos encarar nossos problemas com toda a coragem, pois para quase tudo nessa vida existe uma saída!

    ResponderExcluir
  46. Luanna Lopes TURMA 2005

    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    Esses muros são barreiras que nos impede de seguir em frente e com isso deixamos de alcançar nossos objetivos , por medo ou insegurança e as pontes que seriam a passagem para alcançar esses objetivos, deixam de ser construidas.

    ResponderExcluir
  47. Jéssica Ribeiro de Souza, Turma: 2005, Número: 17.

    "Construimos muros demais e pontes de menos".

    Neste pensamento, Newton bem nos mostrar justamente a dificuldade do ser humano em ultrapassar barreiras e expandir horizontes. Construimos muros todos os dias, não aqueles de concreto.. porém muros ideologicos, que nos separam de um conhecimento mais profundo e determinante sobre as coisas. As pessoas estão acustumadas em formar tabus e impor suas ideias sem sobrar espaço para ouvir e considerar possibilidades, estaria exatamente aí a formação de muros. Newton nos diz que é preciso formar pontes, interligar pensamentos e assim crescer intelectualmente a nivel de seres humanos, a nível de indviduos que mesmo possuindo um posicionamento perante a sociedade é capaz de absorver o que ha de proveitoso nos conceitos do próximo. Dessa forma participaríamos dia-a-dia de um conhecimento mútuo e altamente proveitoso. Logo, entramos em outra belíssima frase do fisico: "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas". Afinal, no mundo de hoje em dia em que todos formam contenções dentro de suas proprias cabeças é improvável entender o que se passa na mente, a principio, limitada das pessoas.

    ResponderExcluir
  48. Comentário de Luiz Nideque TURMA 2007

    "O que sabemos é uma gota,o que ignoramos é um oceano"

    Bom,a maioria das vezes pensamos diferente do excelênte,estudioso,físico Isaac Newton,que chegou a conclusão,"O que sabemos é uma gota,o que ignoramos é um oceano".,pois descartamos e ignoramos o que é mais útil em nossas vidas,nos importamos e muitas das vezes procuramos saber apenas "uma gota",ou seja,o básico,não procuramos mergulhar no conhecimento,mergulhar de vez no oceano.Por exemplo:Se você gera uma idéia,temos por aprimoramento aperfeiçoar essa idéia.
    Conclusão:Temos que saber o que é "uma gota",saber e procurar encarar "o oceano".

    ResponderExcluir
  49. Ana Carolina Ouverney, Turma: 2005, Número: 4

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nesta bela frase, Newton nos mostra que nós seres humanos temos muitas dificuldades de nos relacionarmos com as pessoas, exatamente por construirmos muros, quando fazemos isso, não deixamos com que outras pessoas tenham acesso a nós; se construíssemos pontes, este acesso seria muito mais fácil e nosso relacionamento para com os outros seria muito melhor, pois daríamos "caminho" para novos "relacionamentos" e assim viveríamos em um mundo muito melhor.

    ResponderExcluir
  50. Rayssa Gomes , turma 2007



    "construímos muros demais e pontes de menos"

    Newton nos mostra através dessa frase a dificuldade que colocamos em tudo na nossa vida, o ser humano sempre vê mais o problema , os obstáculos do que a solução para eles !
    e assim vai construindo muros que atrapalham a ver a vida de outra forma, e ficam achando que tudo está ruim !
    mas na verdade o problema está em construir pontes de menos ... e essas pontes ajudará a superar os obstáculos do dia a dia !

    ResponderExcluir
  51. Yuri Oliveira, Turma:2006, n°:36

    Frase: "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Algumas passoas só querem saber o que lhe interessam ignorando coisas que parecem ser inúteis, mas na verdade é um oceano de conhecimantos.Não procuram aumentar seus conhecimantos, achando sempre que o que sabem já esta bom.
    O que você sabe pode ser uma gota que te acompanha por onde for, já o que ignoramos pode parecer inútil mas é um oceano de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  52. Thales Coelho de Azevedo n°: 34
    Turma:2006

    Pensamento:"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    Eu gostei mais dessa frase pois ela é a base de todas as descobertas, que sempre começam por um palpite. Muitas vezes, grandes decobertas são iniciadas por um pensamento diferente da considerada "realidade". E por isso os grandes descobridores, antes de provar que estavam certos , foram chamados de loucos e excluidos da sociedade. Isso só prova que ser diferente ou pensar diferente da maioria das pessoas só quer dizer que você vê o mundo de uma forma diferente e pode fazer grandes descobertas que podem mudar oque consideram verdade hoje.

    ResponderExcluir
  53. Yan Ferreira - 2005

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    eu não sei o que newton quer dizer ,mas o que eu acho dessa frase é que ela conta que algumas vezes de sertas formas nos fechamos ,construimos muros ,nos bloqueamos das pessoas em nossa volta e deixamos de fazer grandes vinculos entre amigos e criar novas amoizades em vez de criarmos pontres entre as pessoas a no0ssa volta..................
    vlwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  54. Dannylo Almeida - 2006

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    O homem em si tem o costume de achar que obtem o domínio e todo o conhecimento de todas as coisas a nossa volta. Com esse pensamento limitado o ser deixa de descobrir a essência das coisas e desperdiça todo o saber verdadeiro. Nós devemos ter uma mente sábia e aprender cada dia mais e mais sem criar uma falsa idéia de ter todo o conhecimento . Devemos agir como um copo vazio no qual sempre há lugar para mais água ! Esvaziar a mente é a melhor maneira para obter mais conhecimento !
    Abraçoo \o/

    ResponderExcluir
  55. Nome: Carla turma:2005 n°6

    Frase: "Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."

    A pessoa pode ter varios amigos, mais temos que perceber quem é o verdadeiro ou não,pois a verdadeira amizade que prevalece e a verdade também, pois entre amigos de verdade não pode haver mentiras, porque a mentira é sempre descoberta. A verdade entre as pessoas é o que prevalece. Ter um bom relacionamento com as pessoas, seja amizade ou não, é sempre bom a verdade. Pois assim as pessoas podem estar de bem om o mundo.

    ResponderExcluir
  56. Mariele Milhorance - 200521 de setembro de 2010 20:58

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Hoje, com todas as tecnologias que temos a nossa disposição, é muito fácil pensarmos que tudo deve ser na hora, procuramos respostas imediatas pra situações difíceis, procuramos os caminhos mais curtos quando precisamos percorrer longas jornadas, procuramos o conhecimento mais sintetizado, procuramos a felicidade momentânea,
    e o que é pior, é fácil encontrar encontrar tudo isso, e quando encontramos simplesmente nos damos por satisfeitos e nem nos importamos se valeu a pena tudo ser tão rápido se a vida é uma só. As grandes descobertas de Newton, se deveram a sua paciência, e com certeza é o que nos tem faltado, e caminhamos pra um futuro que tem o nosso fim, enquanto seres cidadãos, a um clique.

    ResponderExcluir
  57. ''construímos muros demais e pontes de menos''
    nome:paloma rodrigues Machado,turma 2005..n 28


    para tudo na vida existe um obstáculo onde jamais escaparemos,mais nos seres humanos colocamos obstáculo grandes demais por uma coisa que nem faz sentido,e esquecemos de construir uma ponte por onde as tentativas e a confiança é o início para irmos avante e alcançarmos aquilo que almejamos.Assim passamos pela ponte e chegando lá na frente nos deparamos com os grandes muros que nos mesmos construímos!!!

    ResponderExcluir
  58. "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
    temos que ter paciencia sem paciencia não xegaremos a lugar nenhum temos que ter calmaa e sermos percistente para alcançar nosso objetivos

    nome:Priscila de paula turma: 2005

    ResponderExcluir
  59. Matheus schuenck turma 2007:

    Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Essa frase é muito interessante pois ela reflete que tudo que você faz na sua vida requer paciencia, a paciencia é um dom que tem que ser usado na maioria das situações, inclusive nas mais importantes, uma pessoa sem paciencia não consegue fazer grandes descobertas pois ela não vai passar de um simples ignorante, por que para conseguirmos as coisas precisamos tentar e ser percistentes sempre

    ResponderExcluir
  60. "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Esse pensamento é muito legal e muito fiel à realidade. Os homens constroem muros, criam dificuldades quando poderiam facilitar. Acredito que os muros representam o ser humano enquanto egoísta, preocupado apenas com consigo e imerso em seus próprios interesses. A ponte é o que nos liga com o próximo, o que nos instiga a vida, pois só há vida quando se é vivida com outras pessoas. Nosso Tom já cantava - "É impossível ser feliz sozinho." Acredito que foi isso que Newton quis dizer com esse pensamento. Nós, homens em geral, nos distanciamos uns dos outros cada vez mais e pensamos somente nos próprios prazeres e vontades. Precisamos derrubar muros e construir mais pontes, atravessá-las e olhar o mundo com outros olhares e viver com mais compaixão, fraternidade e solidariedade.

    ResponderExcluir
  61. Lis Dayane turma 2005
    'Construímos muros demais e pontes de menos'
    Muitas das vezes construimos barreiras ao nosso redor nos avastamos do mundo,e das pessoas e tapamos os olhos para a realidade.Esquecemos de construir sonhos e planos esquecemos de nós mesmo e nao nos preocupamos com o essencial que é a vida.

    ResponderExcluir
  62. Dagner turma:20006
    Construímos muros demais e pontes de menos.
    É que muita das vezes em vez de construimos atalhos, contruimos obstaculos e bem grandes.É como que se agente tivesse apoixonado,o muro é o que faz agente ficar longe da pessoa amada e a ponte o caminha que te ajuda a chegar até ela e ter um final feliz

    ResponderExcluir
  63. Deyvid T. Monteiro Turma : 200725 de setembro de 2010 12:10

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano "
    Esse pensamento é muito realista sobre a forma com que as pessoas agem . Pois na maioria das vezes nós nos contentamos em saber apenas o principal , sem detalhes , sem nenhuma riqueza , ou seja , sabemos apenas "um pingo" . Deveriamos perder um pouco mais do nosso tempo com as coisas assim sem duvida iriamos saber mais , ter a mente um pouco mais instruidas e saberiamos "um oceano". Acredito que isso que Newton quis dizer com essa frase .

    ResponderExcluir
  64. Gleyson Areas da Silva turma 200726 de setembro de 2010 14:31

    nunca na vida alguem descobriu alguma coisa ficando calado, sempre para se descobrir alguma coisa alguem teve que se arriscar a abrir a boca e falar o que pensava dar seu palpite sobre determinado assunto mesmo que muitas das vezes suas palavras fossem tidas como sei la uma coisa de maluco. ou seja se queremos realmente descobrir alguma coisa e adiquirir conhecimento temos que pow dar o nosso palpite dizer o que pensamos qual a nossa vísão sobre o determinado assunto ou algo que queremos descobrir acho que era isso que Newton queria dizer quando criou essa frase.

    ResponderExcluir
  65. Isabelle Schuindt Martins. Turma: 2006

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Os muros são os obstaculos, enquanto as pontes são as alianças, as uniões.
    Criamos muitos muros, ou seja, obstaculos em demasia.Não pensamos nos outros, queremos apenas nos beneficiar com algo. Pensamos sempre em resolver nossos problemas primeiro, e depois se sobrar tempo, ajudar a resolver os problemas das pessoas. Somos egoístas, por sermos seres humanos. As pontes,que seriam "ligações" com os outros, deixamos em segundo plano. Ou seja,preferimos ser preconceituosos,e segregar-nos a nos unirmos e chegarmos verdadeiramente uns aos outros.

    ResponderExcluir
  66. Andreza Sorrentino - 2002

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."


    O ser humano é o ser mais incompriensivel do universso,o mais egoista,o mais audacioso, problemático e sórdido. Feitor de guerras e de sofrimento. Entender e lidar com esse ser é uma tarefa impossível,talvez a tarefa mais dificil que exista.

    ResponderExcluir
  67. "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Muitas vezes nós imaginamos uma coisa, e depois descobrimos outra em relação as pessoas , não sabemos até onde elas cometeriam loucuras, até onde elas iriam por amor , por dinehiro ,por fama! Lembro de uma frase que li há algum tempo, dizia assim, "Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come". O ser humano é movido pelo vontade de ser sempre melhor, e com isto ele perde os limites! Certas vezes é mais facil calcular o movimento dos corpos celestes do que entender as pessoas.. pois a cabeça do outro é um lugar que ninguem habita, cheios de misterios e loucuras. O entender o próximo vai muito além de alguns anos de convivência, de companherismo. O ser humano se renova, e com ele todos os seus limites!

    ResponderExcluir
  68. O comentário do dia 27 de setembro de 2010, às 21:29, é de Edson Kayann, da turma 2002.

    ResponderExcluir
  69. Adonai Heringer Lage
    Turma: 2003

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    As descobertas de Isaac Newton ao nosso planeta foram o fator mais importante para a nossa vida em questão de circunstâncias lógicas aplicadas na física. Essas ideias lógicas foram sendo clareadas através de muita paciência e persistência. O talento é algo conquistado com o tempo, ou segundo alguns pesquisadores, são conquistados também por sua hereditariedade. As suas conquistas e objetivos vão sendo adquiridas através de seu conhecimento e habilidade sobre determinado assunto que o levará ao seu objetivo. Assim, quando você adquire esses requisitos, caminhará em direção as suas conquistas. E foi o que o Inglês Isaac Newton fez, adquiriu conhecimento aprofundado sobre a ciência que apresentou suas argumentações e respostas ao mundo sobre o que ele buscou a sua vida toda.

    ResponderExcluir
  70. Sarita de Miranda Rimes, turma: 2006

    Frase: "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Bem, segundo a minha concepção, Newton quis dizer com essa frase que muitas pessoas, aliás, a maioria, não correm atrás de seus objetivos, às vezes pelo simples medo de errar, ou por não serem persistentes. Sempre devemos lutar por nossas vontades, porque afinal, a vida é uma só e se a desperdiçarmos, estaremos passando por ela sem fazer a menor diferença.

    ResponderExcluir
  71. Wanderson Ouverney Evangelista, turma: 2002

    “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”

    Nesta frase Newton atribui todo, ou grande parte, do mérito das suas descobertas aos seus precursores; pois para ele alcançar as novas e grandes descobertas ele teve que partir de um conhecimento já existente, ou seja, ideias e dúvidas que foram pensadas e articuladas por pessoas que vieram antes dele. Newton foi capaz de indagar pensamentos que, para a maioria das pessoas, eram dados como verdades inquestionáveis (paradigmas) e, partindo do ponto do conhecimento no qual deixaram-lhe, pôde dar alguns passos na imensa (se não infinita) linha do conhecimento. Ele conseguiu se divertir um pouco encontrando alguns seixos na beirada da praia e juntando as partes de algumas conchas quebradas; enquanto o Oceano do conhecimento ainda espera para ser explorado.”

    ResponderExcluir
  72. Thamiris Cappozi Werneck Turma 2003


    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mais não a loucura das pessoas".

    Newton foi um grande cientista para o nosso mundo tanto naquela época quanto nos dias de hoje, ele conseguiu descobrir através de suas leis muitas coisas que são muito importantes até hoje,ele conseguiu calcular muitas e muitas coisas mais com essa frase ele quis dizer nós seres humanos somos diferentes uns dos outros cada um de nós pensa fala e age de maneiras diferentes assim não se da para nos calcular ou seja não da para achar uma formula exata q faça com que fiquemos iguais isso eh impossivel, o que é incrivel para alguns para outros são loucuras inesplicaveis e incalculaveis para Newton até os corpos estrelares q ficam tão longe da terra tem como serem calculados diferente de nós humanos

    ResponderExcluir
  73. Michelli Cardinot – Turma 2003

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Acredito que nós deveríamos nos preocupar em construir pontes ao nosso redor porque dessa forma a vida seria muito mais simples... Ficamos muito preocupados em nos "proteger" do que é desconhecido e com isso nos fechamos para o mundo. Essas tais pontes significam abrir a mente para novas oportunidades, não criando barreiras nem preconceitos antes mesmo de conhecer outras formas de pensar. Os muros que construímos nos impedem de ver o outro lado, sendo assim, ficamos isolados, perdemos oportunidades, desperdiçamos relacionamentos, diálogos e o principal: deixamos as informações na escuridão, nem se quer as procuramos.
    Tenho a certeza de que todos nós já construímos nossos muros, agora a questão é perceber o que estamos fazendo e analisar se isso é proveitoso... Então como seria bom se todos destruíssem seus muros e criassem novas pontes! Seja para a amizade, o trabalho, a família ou o conhecimento, o que importa é "abrir a mente" para não ficarmos sós.

    ResponderExcluir
  74. Marina A. da Silveira, 2002

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mais não a loucura das pessoas".

    Essa frase de Newton diz muito sobre a vida em sociedade, pois é muito mais fácil fazer cálculos aparentemente muito complicados do que por a mão no fogo por alguém, hoje em dia a gente vê muitas desgraças acontecendo e feitas por pessoas aparentemente normais. Eu não tenho como saber o que se passa na sua cabeça e nem você na minha, eu posso ti surpreender ou vice-versa. O ser humano é egoísta, na grande maioria das vezes pensa exclusivamente em si mesmo.

    ResponderExcluir
  75. Lorena Emmerick. Turma :200229 de setembro de 2010 21:01

    Frase: "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Certamente nessa frase Newton quis expressar que com todo avanço que ele já avia conseguido, podendo assim medir os corpos celestiais algo tão distante, não conseguia medir uma coisa tão próxima como a loucura das pessoas. Ele deve ter estabelecido essa relação dentre os corpos celestes com o ser humano devido aos dois serem muito bem estudados e tão pouco conhecidos ao que os torna imprevisíveis. As pessoas por si só são instáveis como os corpos celestes mais no caso dos céus a medida pode acontecer tem como estipular números, mas com relação ao ser humano não! Como medir algo que muda constantemente? Devido ao ser humano ter idéias que forjam a razão ele muda constantemente os sentimentos deixando ainda mais difícil de fazer algum tipo de medida, não tem como ter uma medida exata de algo variável.

    ResponderExcluir
  76. Igor Silveira Freitas Estevão Turma: 2003

    "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."

    Por muito tempo muitas pessoas talvez a maioria delas acreditavam fielmente no a “Igreja” dizia, e faziam com que o que fosse dito passasse a ser a verdade absoluta, inquestionável.
    Já com o Isaac Newton “sempre” foi diferente. Ele sempre buscava a verdade através de fatos, comprovando-os com a ciência. Mesmo tendo a noção de que estas verdades poderiam ser contestadas por qualquer um, do mesmo jeito que ele contestavas as teorias já existentes.
    Mas até o Isaac Newton percebeu q havia uma espécie de limite pra a ciência. E para ele a partir deste limite estava presente a “mão” de Deus, Sendo essa a única maneira de explicar para as questões sem o uso da ciência.

    ResponderExcluir
  77. Alexandre de Almeida Costa (Turma:2002)29 de setembro de 2010 22:34

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    O conhecimento é a unica coisa que não pode ser tirada de nós. Muitas pessoas são acomodadas, não se importando em aprender mais, se tornando pessoas muito "normais" sem um bom nível cultural e intelectual. Conhecimento nunca é demais, devemos sempre busca-lo nas mais diversas fontes possíveis, senão ficaremos apenas com a nossa "gota", abrindo mão de um grande "oceano".

    ResponderExcluir
  78. Gisele Hottz - Turma 200229 de setembro de 2010 22:55

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mais não a loucura das pessoas".


    O universo possui uma tremenda sincronia, seus corpos celestiais se movimentam sem nenhuma falha, tudo tem uma lógica ou motivo, o que torna possível seu estudo. A mente humana é uma coisa também extraordinária, mas possui falhas, é imprevisível, podendo aparecer um "defeito" sem mais nem menos. Pessoas se matam sem motivo algum, são egoístas, possuem sentimentos ruins como o ódio, o que faz sua personalidade mudar do nada. Por esse motivo Newton faz essa comparação, pois é realmente impossível estudar algo tão instável e complexo como a mente humana

    ResponderExcluir
  79. CEUMARA DA SILVA SANTOS 2005

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Muitas das vezes queremos alcançar nossos sonhos poréw colocamos vários obstáculos anossa frente até chegar ao ponto em que não mais conseguimos prosseguir antes de almejar algo é preciso confiar em nossa própria capacidade.

    ResponderExcluir
  80. Jancielle
    T:2002
    “Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”

    Certamente nessa frase Newton,quis disser que alguem teve algumas percepções,e de alguma forma deixou relatos.Como Newton era muito inteligente,ele analisou e compreendeu todas essas percepções,assim conseguiu chegar a todas essas fórmulas e leis.Newton nessa frase mostrou que não era apenas sábio mas tambem humilde.Nós não podemos achar que sabemos tudo,pois na realidade não sabemos nada,temos que esta sempre de mente e olhos abertos,para que possamos esta sempre adquirindo conhecimento,só assim seremos menos ignorantes.

    ResponderExcluir
  81. "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento"

    Pow eu acho as frases d newton interessantes,pois nois mostra um mundo diferente,Newton não só foi um grande cientista como também um grande Poeta,suas descoberta cientifica foi um grande descobrimento para o mundo,sua leis ajudaram a nois a resolver coisas matemáticas....Newton foi um cara paciente em suas descobertas cientificas,não se apressou em nenhuma de suas descobertas !
    Ass: thiago pinheiro (ceje 2007)

    ResponderExcluir
  82. bom eu acho que o que newton queria dizer quando formulou essa frase é que para que possamos fazer grandes coisas na vida grandes descobertas e preciso termos paciencia para esperar a hora momento correto para se fazer alguma coisa até porque muitas das incriveis coisas que descobrimos geralmente é porque esperamos e temos paciencia porque se não fosse assim não só newton mas muitos outros físicos, filósofos e etc se não tivessem esperado se não tivessem tido paciencia não teriam descoberto as grandes coisas que sabemos hoje. eu acho que a mensagem que ele realmente queria passar para nós com esta pequena frase na verdade era isso que nós devemos ter paciencia e esperar a coisa acontecer muitas das vezes. até porque dentre todas suas virtudes a maior virtude de newton era essa a paciencia de saber esperar a hora certa das coisas.

    ResponderExcluir
  83. Marllon da silva sabino turma 200330 de setembro de 2010 19:54

    "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."



    Por mais que á ciência fale que o planeta surgiu através de uma explosão, tem que existir alguém por trás dessa explosão e esse alguém ele é o Deus o criador de todas as coisas, inclusive do planeta terra, muitas pessoas só acreditam em Deus nas horas difíceis e depois esquecem nas horas boas, mas temos sempre que lembrar que Deus tem que estar com agente em todas as horas da nossa vida É ele que traça o nosso destino, muitas pessoas acham que tem FÉ em Deus só porque vão á igreja, mas quem tem FÉ de verdade não precisa ir á igreja para mostrar que acredita em Deus, pois hoje em dia não da para acreditar nas igrejas pois elas só são um tipo de comércio e acabam lucrando em cima de pessoas inocentes.
    Mas no mundo de hoje é difícil acreditar nas pessoas porque na sua frente elas falam uma coisa e por traz falam outras coisas, as pessoas dentro das igrejas falam que nunca irão fazer coisas erradas mais acabam os cultos e vão encher a cara de cachaça e vão julgar as outras pessoas sendo que quem pode julgar é somente Deus.
    Hoje em dia os humanos acham que sabem de tudo e isso é um engano muito grande porque a cada dia que passa descobrimos uma coisa nova, ou seja desde o dia em que nascemos até o dia de nossas mortes estaremos sempre aprendendo coisas novas com muita fé em DEUS.

    ResponderExcluir
  84. Wanderson Santos Emerick , Turma: 200230 de setembro de 2010 20:53

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Essa frase de Newton na minha opinião tenta passar que o homem prefere evitar o que é diferente , e se manter em suas verdades absolutas . Muitas vezes deixamos de ouvir o outro, para seguirmos com nossas idéias e conceito, construímos “muros” e seguimos com o que achamos certo, ou simplesmente nos fingimos de cegos para o que está acontecendo ao nosso redor, simplesmente para não sairmos de nossa zona de conforto. Na verdade poderíamos construir “pontes”, tentando compreender o que o outro sente, ou transmite. Acordar para a realidade de um fato , que muitas vezes está em nossa cara e não vemos . Muros somente afastam da realidade, trancando-nos em nosso próprio mundinho, por outro lado as pontes podem nos levar a outras idéias e opiniões, ampliando nossa visão do mundo.

    ResponderExcluir
  85. * "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito." Essa frase explicaria o porque de tantas pessoas agirem como se fossem "reis" e mudariam pra agir pelo menos uma vez pensando nos outros... A gravidade é intensa e aos nossos olhos e estudos um "limite" todos os físicos conseguiriam explicar os planetas, mas pare e pense: "quem é que governa os planetas?" a força, inércia, a aceleração? Ou um fenômeno inexplicável que chamamos de "Deus"?
    * "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano." ou seja, não sabemos de nada ainda! Somos eternamente aprendizes; (Maria Inês - 2002)

    ResponderExcluir
  86. Vanessa Brunhol - Turma: 200530 de setembro de 2010 22:17

    Frase: "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Conhecimento? Será que podemos afirmar que alguém o possuí?
    Em nosso ciclo vicioso da vida, estamos sempre tão envolvidos com nossas atividades, nossos compromissos, nossos planos que tornamo-nos agentes e procuradores de assuntos relacionados somente a estes mesmos projetos, limitando-nos a eles. Sendo assim, podemos sim ser chamados de conhecedores de tal assunto, porém, leigos em milhares de outros. Procuramos aprender e saber apenas coisas que nos interessam, que rotulamos apto e aproveitável para as nossas vidas,e nos tornamos ignorantes. Paradoxal? Sim, porém real. Conhecimento é um MUNDO , o qual estamos bem longe de conhecer uma fração de sua magnitude.
    Newton, além de ter demonstrado humildade, apesar de sua imensa inteligência, parecia prever o quanto o ser humano do mundo atual ignoraria o conhecimento, fechando-se em seus paradigmas. Então, sabiamente registrou este fragmento, levando-nos a refletir e se possível exercê-lo em nossas vidas, absorvendo todo conhecimento que nos for apresentado.

    ResponderExcluir
  87. Luiza Schimidt - Turma 200530 de setembro de 2010 22:34

    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Nos dias atuais, escutamos frequentemente pessoas expressando seus sonhos, desejos, objetivos. Frases como " Serei rico", " Serei médica", " Vou ter uma linda família" são muito comuns aos nossos ouvidos. Mas, e as pontes?
    Os muros são nossas metas, depois amadurecidas, finalizadas. Mas, para finalizar, é preciso saber como o fazer, como alcançar.
    As pessoas tem sonhos, mas não planejam o caminho até eles, pensam ser fácil e quando se deparam com o primeiro obstáculo desistem. Faltaram pontes neste sonho, faltou a realidade da vida, e o esforço, o trabalho para alcançá-lo com excelência.
    Se você tiver sonhos, os teus sofrimentos não te causarão danos. Porém não esqueça dos sofrimentos, eles existem.Faça pontes, e superá-los será mais fácil e resultará em grandes conquistas . PLANEJE, SE PROGRAME, IMAGINE...CONSTRUA UMA PONTE !

    ResponderExcluir
  88. Daniela Lima - Turma 20021 de outubro de 2010 00:26

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"

    Acredito que com esta frase Newton quis dizer que muitos se contentam em aprender só o principal, tendo o pensamento limitado para outros conhecimentos, certos detalhes, e hoje em dia perdemos nosso tempo com tantas coisas 'inúteis', porque não usar um pouco desse tempo para aprender mais? Para aprender "um oceano"?

    ResponderExcluir
  89. wendel rimes- turma 2005
    "o ue sabemos e uma gota, o que ignoramos é um oceano"
    entendo que queira dizer que,embora conhecendo muitas coisas n é nada comparado ao infito de tantas coisas que podemos aprender,achamos que todo o aprenizado que tivemos ate agora é tudo para o resto da vida, mas nao é assim devemos estar sempre buscando coisas novas, e parar de ignorar o que achamos bobo.

    ResponderExcluir
  90. Valmilene Chausse 2004
    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    Com essa frase Newton nos quiz dizer que em nossa vida nos construimos muros e barreiras dmais o que nos dificulta avançarmos e conquistarmos nossos objetivos e construimos pontes de menos pq é bem mais fácil ficarmos presos a barreiras do que nos deixarmos livres e abertos para novos entendimentos.

    ResponderExcluir
  91. Valmilene Chausse turma: 2004

    "Construímos muros demais e pontes de menos."
    Com essa frase Newton quiz dizer que nós construímos muros em nossas vidas pq é mais fácil ignorarmos as coisas e dizermos que existem várias barreiras que não nos permite visualizar a resolução de um assunto qualquer ao invés de ir a luta e construírmos pontes que nos permitirão alcançar nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  92. Marcelle Marques turma: 2004

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"
    Através dessa frase Newton quiz nos passar que embora muitas pessoas pensem que saibam tudo sobre todos os assuntos eles estão enganados pq o que sabem é apenas uma gota de tudo o que ainda terão que aprender ou seja, o conhecimento é apenas uma gota de uma oceano formado de varias outras gotas de entendimento.

    ResponderExcluir
  93. Andreia Perin - 2002

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Com todo o avanço científico e quantidade de áreas a serem estudadas/compreendidas, por mais que uma pessoa saiba por conhecimentos gerais ou uma determinada especialização , ela descobrira que ela tem muito mais coisas a descobrir e mais coisas passarão despercebidas.

    ResponderExcluir
  94. Hudson Corrêa da Silva - 2003

    "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    Essa frase explica como o ser humano tem o poder de,com uma hipótese que,por muitos podem ser motivos de piadas,pode ser uma grande decoberta,ou um bom presságio sobre.Como diz no comercial,o conhecimento é irresistível,e,para saber,temos que duvidar,palpitar,procurar informações onde nem todos vão saber compreendê-las.Quase todos os dias nos perguntamos:porque nós?Porque isso acontece?E como?Essas perguntas só nos faz termos mais curiosidades de descobrir sobre,e,graças ao desenvolvimento tecnológico e a persistência humana,sempre acabamos descobrindo e alcançamos os nossos objetivos.O que muitos não entendem são palpites estranhos que centenas de pessoas fazem sobre certas coisas,alegam coisa de maluco,mas também nunca procuraram entender esses palpites,tanto sobre a humanidade como um todo como a coisa mais simples que seja,mas,se queremos descobrir aquilo que ainda não veio a tona,só a nossa imaginação vai nos ajudar a palpitar sobre aquilo.

    ResponderExcluir
  95. "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Entender matérias,fórmulas,cálculos pra isso
    só é necessário estudar mas,entender as atitudese aquilo que realmente se passa na cabeça das pessoas é algo que vai além da nossa capacidade , mesmo que tivéssemos mais que uma vida inteira pra descobrirmos não seria suficiente .

    ResponderExcluir
  96. Guilherme, 2002

    "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas."

    Apesar de um corpo celeste ser muito grande é possível calcular seu movimento exato, já as pessoas elas são muito complexas e incertas...

    ResponderExcluir
  97. Turma: 2004

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Durante todos esses milhares de anos que a humanidade existe muitos fatos foram descobertos, e depois de algum tempo denominados ultrapassados. Isso ocorre até os dias de hoje e sempre vai ocorre, afinal, tudo o que sabemos hoje vai ser ultrapassado amanhã. A verdade unica não existe, sempre estaremos dispostos a saber e a descobrir cada vez mais e mais.

    ResponderExcluir
  98. "Construímos muros demais e pontes de menos."
    Só mais um comentário fora do prazo, rs.
    Newton foi muito feliz nesse pensamento. Muros demais - acarretaram em duas grandes guerras e milhares de guerras e guerrilhas em todo o mundo. Disputas de poder e violência até as últimas e extremas consequências. Por isso aqueles que planejam, sancionam e conduzem guerras, com seus muros construidos fortemente sobre um solo seco e vil não possuem inimigos dispostos ou igualmente fortes, permanecem isolados com seus muros em volta. Aqueles que acreditam num mundo possível de existir e onde possamos viver em paz e com sinceridade, livre de mentiras corruptíveis são plenamente capazes de construir mais pontes, bonitas e em lugares também bonitos, que nos conduzam a outrem com iguais valores.


    "Platão é meu amigo; Aristóteles é meu amigo — mas meu melhor amigo é a verdade."

    Essa também é ótima. Sem mais comentários, mas lembra o romance "O mundo de Sofia".

    ResponderExcluir
  99. Danielle Gonçalves
    Turma: 2004

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

    Achei bem interessante essa frase. O hoje se denomina o animal mais inteligente da Terra, e de fato é, um ser lógico que consegue viver com alguns atritos mas em comunidade, mas o que sabemos é realmente tudo? Não, o homem nunca saberá de tudo, nunca existirá uma verdade absoluta, porque sempre as perguntas são mudadas e temos que recomeçar.
    A parte de tudo que ignoramos é uma imensidão com as simples coisas que conhecemos, cura para doenças, entender a mente do homem, o que tem fora da Terra? Será que isso nós ignoramos ou realmente não temos capacidade de entender? Ops mas espera ai, será que esse "o que ignoramos" está se referindo ao que não sabemos ou realmente o que ignoramos? A talvez uma incógnita de um dos maiores gênios que já passou pela Terra. E você professor, o que acha sobre isso?

    ResponderExcluir
  100. "Construimos muros de mais e pontes de menos"

    Essa frase me faz pensar o que Newton quis dizer pode ser que a humanidade com sua vasta ignorância tratou de se afastar uns dos outros com guerras e conflitos que acontecem pelos amis ridiculos motivos.Mas que uma minuscula parte dessas pessoas acreditam q podemos viver num mundo melhor longe do pensamento ruim do resto das pessoas e são essas pessoas que constroem pontes para mostrarem q não somos tão diferentes e que podemos viver em paz.

    Vlw alexandre ta ai meu comentário meio encima da hora mais ta ai.

    ResponderExcluir
  101. Larissa Siqueira Ribeiro
    Turma: 2003

    "construímos muros demais e pontes de menos"

    De certa forma muitas vezes colocamos obstáculos em nossa vida por falta de confiança, perseverança... e esquecemos que para que possamos conseguir atravessar um caminho é preciso que uma ponte seja construída. Ao invés disso muitas das vezes nós só aumentamos os obstáculos com essa mania que temos de ver uma dificuldade em tudo. É preciso encarar os problemas, enfrentar as dificuldades para que possamos passar por cima dos obstáculos e não ficar inventando motivos e desculpas esfarrapadas pois só tornam as coisas mais difíceis. Não podem os ter medo de enfrentar a realidade e sim coragem para fazer da nossa vida mais feliz!

    ResponderExcluir
  102. Raphaela Fernandes Freitas
    Turma:2004
    número:35


    "Construímos muros demais e pontes de menos"

    Essa frase resume o fato de sempre olharmos para as dificuldades e para os problemas, sem olharmos para as soluções, pois é muito mais facil reclamar e desistir do que lutar e proseguir, construindo passagens e métodos que nos leve rumo a vitória e a conquista, é mais cômodo dar Dois passos para traz e desistir do que dar Um para frente , mesmo que seja curto,ou temeroso, mais pelo menos olhar e perceber que tentamos e que não cruzamos os braços e desistimos.

    ResponderExcluir
  103. Lincoln Barcelos - 20045 de outubro de 2010 23:43

    "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

    Nessa frase creio que Newton diz que agente nunca consegue algo sem antes tentar. Temos que ter atitude açao e nao ficar-mos pensando se faremos ou nao, as vezes temos que fazer algo arriscado que pode comprometer nosso futuro, mas temos que arriscar. Afinal, só aprende a nadar quem entra na agua.

    ResponderExcluir
  104. Izabella Nogueira
    Turma: 2004
    "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."
    Professor gostei bastante dessa frase porque é algo que concordo e muito. Tudo o que sabemos hoje veio de uma dúvida, de um palpite que alguém deu para chegar a uma verdade, o que seria das ciências da natureza se antes das coisas lógicas alguém não tivesse dado um palpite? Algo que outras pessoas na época achavam infundado, ou coisas de louco? Newton foi um dos maiores cientistas de todos os tempos da historia do homem exatamente por isso, sem um ponta pé inicial ele nunca teria feito as descobertas que fez, e talvez nenhum outro homem tivesse tido a concepção que ele teve. Assim como Newton, homens de qualquer época, hoje ou amanha podem fazer descobertas fantásticas mas sem um palpite inicial, nunca sairá do zero.

    ResponderExcluir
  105. Pamela Faria
    Turma: 2004

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."
    Bem qualquer gênio que já existiu não formulou teorias nem elas surgiram na sua cabeça do nada. Quando qualquer pessoa tenta descobrir ou formular algo a perseverança é algo que terá de ter. Aprender o que já está pronto por mais que você não gosto daquilo não é tão complicado, mas formular ou criar algo exige paciência. Isaac Newton, assim como outros físicos que passaram pelo nosso mundo sem duvidas foram serem com um grau de inteligência muito desenvolvido, quando digo inteligência não é saber fazer algo que já existe, mas sim formular coisas fantásticas que contribuíram para a raça humana, mas para fazer isso eles tiveram que quebrar a cabeça e muito. Formular uma teoriazinha sobre a gravidade, saber o que é força, porque os corpos se mexem e tudo mais falando parece pouca coisa não é? Essas poucas coisas levaram anos de experiências e pessoas falando que era simplesmente impossível, como por exemplo, na 1ª Lei de Newton, como um corpo poderia se mover sem a ação de forças? Deve ter sido muito ruim, ver pessoas criticando algo que elas nunca tiveram capacidade suficiente para entender, bem talvez por isso criticavam. A paciência no sentido de perseverança, em acreditar em sim mesmo, fez a diferença e irá fazer em qualquer época da humanidade.

    ResponderExcluir
  106. Turma: 2004

    "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."
    bem,devemos arriscar em nossas proprias perguntas? porque nao? se nao fossemos nos mesmo que sempre tivessemos um porque do que seria o mundo? a duvida pode muitas vezes causar a certeza de um novo caminho, arriscar nas suas loucuras e uma caractericas humana, newton passou pra nos a lição de que sem medo de errar seja um louco e coloque mais tempero e acredite nisso porque pode dar certo ou nao;mais sempre devemos ousar... arrisque na sua certeza mesmo tendo sua duvida; a duvida da certeza que voce pode estar no caminho certo... nao existe certeza absolute em um mundo de porque? afinal as coisas estao costantemente sendo moldades e melhoradas,newton como mais um brilhante, anos atrás ja conseguia enxerga isso.E deixar para sempre palavras e soluções imperceptivel a uma só leitura, por isso busque sempre o porque e arrisque sem medo das duvidas!

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Raphael Novaes 20046 de outubro de 2010 20:43

    "Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento."

    Cientista inglês, físico, matemático, astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional. Estudos, curiosidades,inteligência, Newton não seguia o patrão de um pensamento, estudava-o e formava a sua própria ideia. Descobrir por exemplo, os segredos da natureza corpuscular da luz ou até a lei da gravidade universal, requer décadas de estudos e erros, a procura de uma solução, uma resposta racional. Newton era persistente, e convicto do que queria. Para complementar essa frase que escolhi, e para compreende-la melhor, está aqui outra frase de Newton: " Eu mantenho o tema dos meus estudos sempre diante de mim, e espero até o amanhecer iniciar gradualmente, pouco a pouco, numa luz clara e completa". Está mais que claro que para ter tido sucesso, Newton teve de ter paciência.

    ResponderExcluir
  109. Alessandra Nascimento
    Turma:2002

    "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano"

    Acredito que com esta frase Newton quis dizer que muitos se contentam em aprender só o principal, e já acha que sabe tudo, sendo que temos um "oceano " ainda para aprender e ignoramos isso tudo por achar que uma "gota" de sabedoria já é o bastante.

    ResponderExcluir
  110. Turma:2004

    "A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."

    As pessoas nos dias atuais dão muita importância a ciência , mas esquecem de quem realmente a criou . Que por mais que Newton fosse sabio e inteligente ele reconhecia que o muito que ele sabia era pouco, afinal, só Deus sabe realmente todas as coisas, o que irá acontecer, o que pode acontecer. Ele sabia que se uma tese fosse afirmada hoje, Deus poderia de alguma mudar tudo para que ela fosse anulada no dia seguinte

    ResponderExcluir
  111. Matheus Andrade turma:2004

    "Construímos muros demais e pontes de menos"

    Lendo esta frase, eu intendi que Newton quiz dizer que so pensamos em nos mesmos , travamos guerras, inimizades, violência e so criamos muros cada vez mais altos, ao invés de criarmos pontes para nos aproximarmos, para que haja paz em todo o mundo. Espero que um dia a humanidade junta possa derrubar esses muros e criar muitas pontes.

    Mais um comentario fora do prazo espero que aceite.vlw

    ResponderExcluir
  112. Andrey Raphael
    Turma : 2004

    "Construímos muros demais e pontes de menos"

    Bom fiscicamente falando eu acho que ele quiz deixar a entender que quando se questiona uma coisa que não se tem respostas concretas as pessoas constroem muros para não acabar com as respostas que tem diante de "crenças" ,deveriam criar mais pontes para que as questões sejam esclarecidas com clareza.

    ResponderExcluir
  113. João Vitor Fernandes - 2004


    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Bom,nesta frase Newton tenta nos mostrar que as
    vezes nos preocupamos demais com certas coisas ,
    deixando de lado outras , sendo isso um grande erro da humanidade , pois é como se fizessemos uma casa sem portas e janelas , e isso pode se refletir no pensamento humano , pois todos nós temos otimos pensamentos e ideias , mas as vezes nos limitamos a descobrir apenas aquilo que nos interessa !

    ResponderExcluir
  114. Larissa D' Oliveira Verly - 2004


    "Construímos muros demais e pontes de menos."

    Essa frase pode ser interpretada de várias formas, Pra mim depende da forma como vemos os nossos problemas, muitas vezes desesperados nao tentamos encontrar soluções pra eles, ao contrário, pensamos apenas em nossas limitações, que nos impede de resolver nossos adiversidades como também de crescer e ser alguém melhor. Temos que derrubar nossos muros e criar pontes para podermos ir cada vez mais longe!

    ResponderExcluir
  115. ''CONTUIMOS MUROS DE MAIS E PONTES DE MENOS''

    O homem se isola mais do que se relaciona

    ResponderExcluir